top of page
  • gabischneidermaced

Casamentos ao ar livre - organização e cuidados


Cada vez mais e mais a noivas sonham com lindos casamentos ao ar livre, com cerimônias geralmente durante o dia e festas noite a dentro. As fotos ficam lindas, a luz do final da tarde é imbatível, é inegável que existe uma magia singular nestes casamentos.


Mas como wedding planner, cabe a mim analisar os aspectos práticos envolvidos. Precisamos pensar em todas as variáveis envolvidas, para que além de nos prepararmos, decidirmos se cada caso é o ideal para cada noiva.


Aqui no sul do Brasil é impossível prever se choverá ou não com alguns dias de antecedência, quanto mais com mais de um ano, que é quando decidimos a formatação do casamento. Sabendo disso a primeira coisa que uma noiva deve pensar, ao cogitar um casamento ao ar livre, é se ela e o noivo tem personalidades que lidam bem com esta incerteza que os acompanhará durante mais de um ano.


Se vocês são pessoas tranquilas, focadas no que realmente importa que é celebrar o amor de vocês, se estão dispostos a se organizarem pensando em todos os contratempos possíveis, vocês podem e devem seguir o coração e casar com a bênção do sol e de lua!

Quando o casamento é ao ar livre precisamos, ao projetá-lo, devemos pensar no plano B e no plano C. O projeto para o se tudo der certo precisa ser compatível com o plano B e C. Geralmente isso demanda mais espaço físico, o ideal é alugar um espaço que comporte um número consideravelmente maior que o número de convidados.


Se vocês quiserem fazer dois ambientes distintos de cerimônia e recepção, pensem que precisarão do dobro da capacidade!

Utilizar toldos é sempre uma excelente alternativa, mas não imaginem que poderão locá-los no dia do casamento, ou mesmo no dia anterior, esta decisão precisa ser tomada muito antes, portanto, aconselho já prevê-los no projeto original. O uso do toldo, quando bem pensado, bem projetado, pode deixar o casamento ainda mais charmoso, o importante é já idealizar o casamento tirando proveito do uso deles.

Outros aspectos práticos são importantes como gerador, pisos e tablados que além de nivelar o chão isolam a umidade vinda do piso natural, e os deslocamentos. Montar uma estrutura com toldos para a cerimônia, mas exigir que os convidados se desloquem dos e para os toldos de/para um outro ambiente embaixo de chuva, atinge de forma fundamental o bem estar dos convidados.


Casar ao ar livre exige maiores cuidados, e um planejamento cuidadoso, mas pensando em todos os detalhes os resultados serão fantásticos! E pensem sempre, não importa se choveu, se o plano será o A, o B, o C, o D ou o F, o importante é estar selando o amor de vocês junto com aqueles que vocês mais amam. Planejem tudo, mas no grande dia relaxem e aproveitem, faça chuva ou faça sol, será o dia mais lindo, perfeito e feliz da vida de vocês!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page