Vamos conversar?                       

contato@gabrielaschneider.com       Tel 51 - 98128.4220

@2017 by KDZ Web Sites

Please reload

Para Casar de Véu e Grinalda

Quem nunca ouviu a expressão “quero casar de véu e grinalda”? E vocês já se questionaram sobre o porque do uso do véu e o que é a grinalda?
 

Como adoro estas tradições cheias de significado e amor, resolvi montar este post para vocês entenderem melhor como surgiu e porque usamos véu e grinalda no dia do casamento.

Primeiramente vamos entender o que é cada um deles:

O Véu é feito de tecido leve e com transparência, com ou sem detalhes bordados e/ou renda. Ele irá cobrir parte ou totalmente a cabeça da noiva, além de poder cobrir também o rosto. Aqui entra também as mantilhas, que são inteiramente ou em grande parte de renda. A mantilha tem origem na Espanha, sendo presas de maneira singular no cabela das noivas.
 

A Grinalda é o acessório de cabelo que irá deixar o rosto da noiva com mais evidencia. Mostrando toda a sua beleza neste grande dia.

Não encontrei exatamente como surgiu esta tradição – o que é comum em tradições muito antigas, pois diversos povos tem costumes parecidos – mas pude perceber que o motivo do uso do véu é algo unânime, ele representa a pureza da noiva. Existiu a lenda de que quanto mais longo o veu, maior era a pureza da noiva!

 

Apenas nos relatos da Grécia Antiga encontrei algumas informações sobre ele ser uma forma de proteger a noiva do mau olhado e seus admiradores. Já na idade Média, ele simbolizava a nobreza, pois os nobres costumavam proteger sua pele do sol utilizando véus, o que não é diretamente ligado às noivas, mas faz sentido, uma vez que a Grinalda inicialmente tinha o formato de uma tiara real e é utilizada para destacar o rosto da noiva e deixá-la ainda mais nobre que seus convidados.

 

No judaísmo, em que as noivas ficam com o veu sobre o rosto, esta tradição tem um significado muito lindo,  ao cobrir o rosto da noiva, o noivo está declarando: “Por mais linda que você esteja hoje, meu amor por você não é superficial. Não são apenas seus olhos que me atraem; é sua personalidade, seu caráter, suas opiniões sobre a vida – a verdadeira você. Posso cobrir sua doce face com um véu e ainda desposá-la, porque sua face é apenas um nível da sua verdadeira beleza.”

Imagens: Reprodução/Pinterest

 

Please reload

Posts Relacionados