top of page
  • gabischneidermaced

Casamento Natália e Pedro - O começo de tudo!

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Eu pre-ci-so começar este post com dois alertas, o primeiro é que ele será gigante e com muitas muitas muitas fotos, tentei ser concisa, mas foi impossível. O segundo alerta é de que este post é altamente emocional para mim, portanto, não consegui ser muito objetiva e coerente, mas espero que vocês entendam o porquê no desenrolar do post.

A Nati entrou na minha vida com uma mensagem fofíssima no meu facebook particular, na hora a respondi e engatamos uma conversa. Na mesma noite ela me enviou um email, eu respondi e ela respondeu novamente. Neste momento eu já estava completamente envolvida com a história dela.

Marcamos de conversar pessoalmente nos próximos dias, dois dias depois ela me ligou querendo conversar antes, nos encontramos naquele mesmo dia, assim que a via e a abracei percebi a ansiedade, insegurança e a energia contagiante dela. A Nati já estava organizando a alguns meses o casamento, com a ajuda de outros profissionais, mas estava em meio a uma enorme crise. A minha ideia era apenas acalmá-la, ouví-la, e ajudá-la ‘de longe’ apenas como amiga, sai do nosso café como a sua wedding planner e já com um plano traçado.

Naquela primeira mensagem do facebook a Nati me disse que tinha se identificado comigo, com a minha história, e durante aquele primeiro café eu vi aquela mesma menininha que ainda mora dentro de mim, que sempre sonhou em casar, que sempre idealizou este momento, que cresceu alimentando este grande dia. E a Nati estava perdida, desesperada, ao invés de estar aproveitando este processo que ela sempre sonhou que chegasse, ela estava sofrendo e muito! Quem me conhece sabe o quanto eu acredito e defendo que todo o planejamento precisa ser absurdamente prazeroso, do contrário não vale a pena.

Bom, quando eu entrei na vida da Nati e no planejamento do casamento dela ela já tinha fechado algumas coisas, outras não, e fora tudo feito de uma forma que não é a que eu trabalho. Ela me disse que queria um casamento em que os convidados se sentissem amados percebendo que ela havia pensado em todos os detalhes, além disso, ela havia se apaixonado por uma toalha de mesa, e já tinha uma identidade visual (linda), toda baseada nesta toalha. O problema é que ela não tinha alugado a toalha, ela não tinha um projeto, mas tinha alguns vasos e detalhes alugados, tinha um número de convidados estabelecido e um salão pequeno para a sua lista de convidados.

Havia uma grande confusão entre o que já havia sido contratado, o que ela desejava, e o que ela precisava e podia ter. A insegurança dela fazia sentido ( viu Nati, agora eu posso te dar razão e não apenas dizer que tudo ia dar certo, mas não menti, deu!). A sorte é que em meio a esta confusão e insegurança, esta noiva amada em cinco minutos se mostra por inteiro, em todo seu carisma, energia, bondade e entrega. Sai do café tarde da noite certa de tudo que teríamos que fazer para que o grande sonho dela acontecesse no dia 08 de dezembro de 2013.

Como o salão era pequeno para o seu número de convidados, optamos por um layout bem básico com mesas redondas, mas decidimos ser criativas no hall de entrada, espaço de doces e na mesa dos noivos. Estes seriam os grandes pontos focais da decoração. Sabendo disso colocamos o ambiente dos doces em um local funcional, já que ficava ao lado da pista de dança, mas também visualmente estratégico, sendo o ponto do salão que poderia ser visto por todos desde a entrada.


O salão apresenta alguns pilares, o que de forma geral é um problema em um evento, mas já que eles existem decidimos tirar proveito disso e colocar a mesa dos noivos entre dois deles, deixando a mesa emoldurada! Para reforçar esta ideia investimos em duas grande colunas de bounganville pink, brilhantemente feitas pela queridíssima Cláudia da Tok de Arte. A mesa dos noivos estava especialíssima! Além de um conjunto de gaiolinhas repletas de flores, e velas, tínhamos um conjunto de pratos divinos que achei em São Paulo e a queridíssima mãe da Nati (a Dona Rowena é um capítulo a parte e terá o seu momento,heheh), aprendeu (ou quase) a comprar pela internet para que a filha mais amada do Brasil os tivesse. Se não fosse o bastante tínhamos também taças exclusivas compradas pela madrinha.


Nós encontramos a toalha amada da Nati, mas além de elas não existirem a pronta entrega na quantidade de mesas que seriam necessárias, o efeito final com o qual a Nati sonhava não estava alinhado com o uso de muitas delas, ao mesmo tempo que a Nati amava esta estampa, ela queria um casamento mais elegante, mais romântico e delicado. Graças a Deus rapidamente ela confiou em mim e aceitou todas as minhas sugestões. Optamos então por toalhas verde malva lisas, e as toalhas que ela tanto queria e já haviam pautado toda a identidade visual.

Nas mesas com as toalhas estampadas não usamos flores, que poderiam carregar muito no quesito color, utilizamos candelabros em ouro velho, já nas mesas com toalhas verde malva lisas, tivemos arranjos médios com as flores nos mesmos tons da estampa da toalha adorada.

Notem (por favor notem!) que nas mesas estampadas os números de mesa tinham o fundo liso, e nas mesas com toalha lisa os números apresentavam fundo estampado! Em todas as mesas dos convidados tínhamos sousplats de ratam escuro, menus individuais seguindo todo a mesma linguagem visual, cadeiras tiffany de madeira em tom escuro e assento off white. Misturar ouro velho, porcelana branca, ratam, madeira, verde, azul, rosa claro, rosa pink e cereja, pode parecer confuso na teoria, mas notem como na prática um conceito é muito mais que uma lista de cores, e como olhar, testar, pensar (e confiar na wedding planner) é importante.

O espaço dos doces foi pensado para que não ocupasse uma área grande, que tivesse uma altura que ficasse visível a todos desde a entrada, que remetesse ao romantismo e a delicadeza que a Nati desejava, e que tivesse a mesma linguagem do restante. Projeto feito, e a descoberta de que a quantidade e o tamanho de nichos que precisávamos não existiam, aí entra a parceria de empresas que acreditam no nosso trabalho, obrigada Mobel! Paredes com nichos, tapete, mesa colonial, poltrona com almofada bordada com a identidade visual e outra com a estampa da toalha, um baú, muitas flores, velas, gaiolinhas e deliciosas doces! Não posso esquecer dos porta retratos com a mesma linguagem visual que garimpei um por um!

Notem que o casamento da Nati e do Pedro foi a noite, e muitas destas fotos foram feitas durante a montagem, que aquelas em que a iluminação (que é tudo), e as velas já estão em atividade, o efeito é outro, já que o casamento foi pensado para ‘funcionar’, e ser belo a noite.

No casamento da Nati, detalhes não faltaram, a sua super mãe, que viveu todo este processo transbordando amor, que me ligava diariamente para que mais e mais surpresas fossem feitas, e para que a sua filha tivesse toda a felicidade que há nessa vida, garantiu que tivéssemos amêndoas dentro de gaiolinhas, que rasteirinhas de couro dourado fossem dadas para todas as convidadas, que houvessem lencinhos bordados com a identidade visual a disposição de todos na Igreja, e almofadas personalizadas na recepção não poderiam faltar, né Rowena?

Não satisfeitas, a Nati teve ainda teve como lembrancinhas bem amados em formato de coração e com medalinha de Santo Antonio, marcadores de livro personalizados com uma mensagem de agradecimento a todos os convidados, picolés durante a madrugada, e fazendo parte de um welcome drink que foi um sucesso, lanchinho da madrugada, e luzinhas ao ar livre!

E com esta foto eu deixo o gostinho para o próximo post, com fotos do making of, da cerimônia e da festa! Esta foto representa tanto a Nati e o Pedro e todos os preparativos, pois além de linda, ela é o retrato de algo que na primeira vez que fomos juntas ao salão ela me disse: ‘eu quero luzinhas, não sei onde, nem como tu vai colocá-las, mas sei exatamente a foto que quero ter e preciso delas’. Ali na hora a Nati fez esta pose, dizendo que era assim com o buquê para baixo, o Franco tirando a foto por entre as luzinhas e o Pedro a beijando. E aí está a foto!

Todo amor por esta minha eterna noiva amada, que se tornou uma eterna amiga!

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page