E as Madrinhas e Padrinhos?
- gabischneidermaced
- 18 de out. de 2013
- 2 min de leitura

Esta é uma decisão difícil, são tantas amigas, tantas pessoas importantes que marcaram a vida e o relacionamento de vocês, mas e agora que chegou o casamento. Quantas madrinhas posso ter? Como faço para selecioná-las? Como vai ficar o altar?
São muitas questões que envolvem este momento, então, vou tentar ajudar – pelo menos na parte prática de tudo.

Uma das dúvidas mais recorrentes é se é possível convidar apenas uma pessoa, ou se devem ser convidados casais. Explico melhor, se você pode convidar apenas a sua amiga ou amigo, sem convidar automaticamente a pessoa com quem ela (e) se relaciona.
Esta prática é cada vez mais “normal”, pois quando os noivos optam por fazer convites individuais, eles podem montar um cortejo e um altar nos quais os padrinhos e madrinhas não estejam vinculados a uma outra pessoa – não sejam um casal. O cortejo não precisa ser feito com casais, podem ser duplas, inclusive dois a dois do mesmo gênero, ou um cortejo individual em fila indiana.

Estas possibilidades menos tradicionais normalmente são usadas em ambientes também menos tradicionais, mas nada impede que ocorra em Igrejas e templos.
No altar, é possível estabelecer que as mulheres ficarão em um lado e os homens no outro. É possível fazer o arranjo mais lógico e emotivo, os/as amigos/as queridos/as da noiva do seu lado, e os/as do noivo do lado dele, acredito que a separação por gênero tem um maior apelo estético para muitos noivos, mas ter ao seu lado quem é realmente mais próximo é muito bonito em todos os sentidos.

melhor exemplo de grandes amigas sendo madrinhas, sem a preocupação de serem casais! #soufã
É possível ainda convidar apenas os amigos mais próximos e organizá-los em pares para que ocorra um cortejo e um altar mais tradicional.
Todas estas formas podem acarretar algum desconforto. Sempre que fugimos do usual, corremos algum risco, contudo, se isso é importante para vocês, e se os futuros padrinhos são realmente pessoas queridas e próximas, uma boa conversa resolve qualquer mal estar. Vocês certamente conhecem bem as pessoas que convidarão, coloquem na balança um possível desconforto e o desejo de vocês. Mas lembrem-se que este dia é de vocês dois, o sonho de vocês deve prevalecer sempre!

Outro ponto de tensão entre os noivos é definir quantos serão os padrinhos. Não tem jeito, pessoas muito amadas ficarão de fora. Na hora de definir o número de padrinhos, se informe sobre possíveis regras da Igreja ou Templo, alguns lugares estabelecem um número máximo de pessoas no altar.
Mesmo que não haja um número limite, pense no espaço disponível no altar, lembrando que além de pais e padrinhos, haverão os profissionais de fotografia e filmagem e que um altar muito cheio pode prejudicar o trabalho destes profissionais.

Escolha aquelas pessoas que fizeram parte da história de vocês, que compreendem a importância deste momento, que estejam dispostos a celebrar com entusiasmo a felicidade e o amor de vocês. Depois de decidir, caprichem no convite, criem oportunidades para incluí-los durante os preparativos, um dos aspectos mais especiais do casamento é dividir com aqueles que amamos todo o delicioso processo que envolve um casamento.

Comments