
foto linda do Marcelo Andrade
Bom dia! Hoje vamos falar sobre um assunto que a gera grande dúvida entre a maioria das noivas, fazer ou não fazer um ensaio fotográfico? Se for fazer, fazê-lo antes, durante ou depois do casamento?
As possibilidades são muitas de ensaios fotográficos que podemos ter antes e depois do casamento. Tanto antes, quanto depois o ensaio pode ser feito com os noivos ‘vestidos de noivos’, ou com roupas casuais, ou ainda, quando for um ensaio temático, vestidos de forma coerente com a proposta. Eu acredito que fazer um ensaio antes do casamento, seja qual for o formato, é uma experiência cheia de benefícios.
Os noivos conseguem conhecer mais os/as fotógrafos/as, já começam a estabelecer uma relação de proximidade, cumplicidade e até amizade com a equipe, o mito do noivo durão começa a ruir, os noivos conseguem relaxar e aproveitar um momento único, porque sim esta deve ser uma experiência deliciosa, e não mais um compromisso antes do casamento. Os noivos poderão ter um registro em um lugar com grande significado e que não seria contemplado no grande dia, poderão ter fotos em um estilo/horário diferente do casamento, e poderão incluir os amados integrantes da família (vulgo pets) que não terão a oportunidade de participar do casamento.

a família, por Franco Rossi
Foto fofa do ensaio antes do casamento da Nati e do Pedro, em um lugar cheio de significado para eles e suas famílias, de dia, com a perfeição em forma de shih tzu conhecida como Nalu. O ensaio foi durante o dia, ao ar livre, assim eles tiveram também um registro com esta configuração que eles tanto admiram, mas que não foi a do casamento deles.
A Ana e o Marcelo se jogaram, sem medo de ser feliz, em um ensaio bem urbano, diurno, explorando também um estilo bem diferente do que será o do casamento deles (que está chegando e será LINDO)!
Me digam, além de ter as noivas mais queridas e amadas deste Brasil, tenho as mais lindas também, né?


Ensaio lindo, lindo, lindo feito pelo Thiago Machado
O ensaio pode ser também no ambiente mais familiar possível do casal, a casa de vocês! Eu e o meu marido somos super caseiros, e optamos por tirar algumas fotos na nossa amada casinha, com a família completa. Eu queria um ensaio que fosse simplesmente a gente, por isso, tiramos algumas fotos em casa, outras no meu amado museu do Iberê Camargo.


Ensaio clicado pela querida Paula Roselini
Uma grande questão é, fazer o ensaio vestidos de noivos ou não. Existem aqueles casais que acreditam só fazer sentido fazer um ensaio ligado de alguma forma ao casamento, estando eles vestidos de noiva e noivo. Muitos querem aproveitar este ser noivos, por mais de um dia e optam por um ensaio desta forma. Já outros casais não desejam ver um ao outro de noiva e noivo, ou acham estranho estar de vestidos assim em lugares que nada tem a ver com o casamento. Esta é um escolha essencialmente pessoal, cada casal deve pesar os seus prós e contras, o que pode ajudá-los é saber da possibilidade de fazer um ensaio logo depois do casamento.
Nesta modalidade os noivos podem estender a fantástica sensação do casamento, agora já muito mais relaxados, não terão o ‘problema’ de se verem vestidos de noiva e noivo antes do casamento, e poderão explorar cenários, e horários diferentes.
Agora imaginem tudo isso na Itália durante a sonhada lua de mel… Sim a Nati e o Pedro realizaram este sonho!


do ensaio lindo da Nati e do Pedro na Itália – por Franco Rossi
E ainda existe a possibilidade do mini ensaio entre a cerimônia e a recepção

foto linda do Bruno Gomes
A Nanda e o Rafa fizeram um ensaio curtinho, cheio de personalidade e amor, na rua onde foi a cerimônia e festa do casamento deles, o resultado foi incrível.

foto por Claudio Fonseca
O meu mini ensaio foi na UFRGS, prédios históricos lindos, em um lugar que foi por muito tempo a minha segunda casa. Escolha mais que acertada do fotógrafo!

foto por Claudio Fonseca
Parte do ensaio da Tanara e do Augusto foi em frente a uma residência entre a Igreja e o clube Jangadeiros, onde foi a festa.

foto por Claudio Fonseca
Falei aqui sobre a possibilidade de criar pequenos cenários no local da festa do casamento, que com certeza renderão ótimas fotos.
No caso da Tanara e do Augusto, montamos um pequeno espaço com lindas árvores, um lustre antigo da família da noiva, um tapete dos noivos, uma poltrona, poucas flores e todo o carinho que os noivos demonstram.

foto do Marcelo Andrade
Esta parte do ensaio da Karen e do Leo foi resultado de algumas pesquisas, muitas inspirações e o trabalho fantástico do Marcelo Andrade. Em um campo ao lado do local onde foi a cerimônia, espalhamos balões redondos, cheios com gás hélio que foram presos ao chão em diferentes alturas dando este efeito lindo da foto acima.

fotos lindas do Marcelo Andrade
Cenários não faltaram no casamento da Karen e do Leo, tivemos diversos espaços que traziam “a cara” do casal em cada detalhe. Tudo foi pensado e planejado para ser perfeito e render incríveis lembranças à todos – além das lindas fotos.
Tudo isso e nem falamos do famoso Trash the Dress, e do cada vez mais popular Cherish the Dress. Iremos mostrar com mais detalhes os lindos ensaios das noivas mais lindas do mundo em futuros posts, mas para as mais mais curiosas, resumidamente, o Trash the Dress é um ensaio no qual os noivos vestidos como noivos se colocam em situações extremas e atípicas, situações que podem (ou devem) deteriorar o vestido. Já o Cherish the Dress, é quase como a ideia contrária, tirar fotos nas quais toda a beleza do vestido, todos os detalhes dos noivos, são calmamente registrados. É realizar um ensaio registrando a ligação dos noivos, em especial da noiva, com os seus queridos trajes do grande dia.
Comments