Eu estava pensando, não me recordo de outro aspecto no casamento em que eu seja categórica, devem existir, mas como não me lembro, vocês podem imaginar o quanto isso é raro. Em geral acredito que cada situação deve ser analisada, que cada casal tem suas particularidades e que não existem regras quando o assunto é casamento, mas quando a questão são os votos, eu digo façam os seus votos personalizados!
Quando os noivos prometem com as suas palavras, aquilo que para eles faz mais sentido, o que ali é sacramentado fica ainda mais cheio de sentido. Não importa se vocês falam ‘bem’, é imbatível quando o que é dito é fruto da história de vocês, do amor de vocês.
Mas calma lá dona noiva, não vai começar uma cruzada com o noivo que é tímido, nem com o padre que não permite a personalização dos votos! Eu realmente acho que neste aspecto valha um esforço, seja uma conversa com o padre, na qual vocês expliquem a importância disso e combinem de fazer os votos segundo a tradição da religião escolhida seguido dos votos personalizados, ou uma conversa franca com o noivo vendo até que ponto ele realmente fica desconfortável com isso e explicando o quanto pode ser bacana (mostrar vídeos com os votos personalizados é uma ótima estratégia), ou ainda, se a tímida for você, pense uma forma que lhe deixaria mais segura e tranquila, como escrever com antecedência e treinar na frente das amigas.
Caso o noivo, o padre, ou você, realmente não se sintam confortáveis com falar de maneira ‘espontânea’ durante os votos, não fique durante os preparativos sofrendo com isso, não fique brigando com o noivo ou com o celebrante. Existem algumas alternativas que podem ser bem legais.
Vocês podem escrever cartas um para o outro e enviá-las durante o making of, daí é só ler (morrer chorando) que vocês terão no vídeo os votos e chegarão na cerimônia transbordando amor. Vocês podem também fazer votos personalizados quando estiverem só os dois (e os/as videomakers) seja antes da cerimônia caso optem pelo first look, seja entre a cerimônia e a festa durante o mini ensaio. O essencial é vocês se lembrarem do real motivo do casamento e terem algum momento para dizer o que estão sentido para o amor da vida de vocês.
Agora um vídeo do Edu Corrêa, que ilustra de maneira sensacional como os votos personalizados são especiais!
Commentaires