top of page
  • gabischneidermaced

Tradições e Significados - Amêndoas Confeitadas


Entre as lembrancinhas mais comuns aqui no Brasil as mais populares são os bem casados e as amêndoas confeitadas, mas percebo que aqui no Sul muitas pessoas não sabem bem o porquê de presentearmos os convidados com amêndoas confeitadas.


Pesquisando eu descobri que existem muitas lendas e explicações que justificam esta tradição e confesso que fiquei ainda mais encantada com este mimo.

Alguns dizem que as amêndoas confeitadas simbolizariam as duas partes que são unidas pela doçura do açucar, outros dizem que elas representariam a amargura da vida que é adoçada pelo amor e o casamento.


O costume de presentearmos com cinco amêndoas também tem mais de uma explicação, alguns dizem que deve ser um número ímpar, que não pode ser facilmente dividido, como deve ser o casamento, e outros dizem que cada amêndoa tem um significado de votos para os noivos: Felicidade, Fertilidade, Longevidade, Riqueza e Saúde.


Existe ainda a lenda de que as solteiras que ganharem as amêndoas confeitadas em um casamento devem colocá-las embaixo do travesseiro e irão sonhar com o futuro marido.

Todas estas lendas, pelo o que pesquisei, tem origens ou Gregas ou Italianas, eu achei todas muito queridas, e na dúvida acredito em todas! Acho sempre uma ótima ideia ter como lembrancinha algo comestível e sendo assim repleto de significado fica ainda mais lindo.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page