top of page
  • gabischneidermaced

Tradições e Significados - o Buquê


Todas sabemos que existe a tradição da noiva levar um buquê na cerimônia de seu casamento e depois jogá-lo às suas convidadas, mas vocês sabem o porquê desta tradição? Como ela surgiu?

Assim como a maioria das tradições que envolvem o casamento, o buquê tem várias histórias sobre sua origem e seu significado, mas é uma unanimidade que ele vem sendo utilizado desde a Grécia Antiga, quando eram constituídos por ervas e alho, afim de atrair bons fluidos e afastar o mau-olhado.

Já na Era Medieval, alguns historiadores citam que era tradição na França a jovem noiva percorrer a pé as ruas da vila a caminho da igreja, e durante este trajeto os moradores lhe ofereciam flores para atrair sorte e felicidade. Então ao final da caminhada e já a porta da igreja, a noiva tinha formado em suas mãos um belo bouquet de flores! (Mais um motivo para eu amar a França!)

Segundo algumas das fontes que busquei, a tradição de jogar o buquê para as convidadas surgiu em meados do século XIV e veio para substituir o costume de que as convidadas solteiras deveriam levar um pedaço do vestido da noiva para que tivessem a sorte de ser as próximas a casar. É bem melhor jogar o buquê que ter que rasgar o vestido né?

O melhor nestas tradições é ver que mesmo com as mudanças, mesmo com todo este tempo ainda mantemos bons costumes e queremos compartilhar com nossos convidados o amor e carinho deste dia.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page